Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Conheça o PET-Saúde
Início do conteúdo da página

Conheça o PET Saude - CES/UFCG

Publicado: Sexta, 03 de Julho de 2020, 19h18 | Última atualização em Terça, 14 de Junho de 2022, 22h41 | Acessos: 3543

O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO PARA SAÙDE (PET-SAÚDE)  é a uma parceria do Centro de Educação e Saúde da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) com a Secretaria Municipal de Saúde de Cuité, Secretaria Municipal de Saúde de Nova Floresta e 4º Gerência de Saúde do Estado da Paraíba.

Esta será a segunda edição do PET-Saúde na região e com esses parceiros. A proposta aprovada junto  Edital  n. 1/2022 de SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO PARA A SAÚDE (PET-SAÚDE-2022/2023), publicado no Diário Oficial da União, em: 11/01/2022,  Edição: 7,  Seção: 3, Página: 159 teve seu resultado publicado na Portaria MS/SGTES n. 5 , de 09 de junho de 2022.

A cada edição os temas focam em dimensões importantes ligada as mudanças curriculares e a formação profissional em saúde voltadas as ações no Sistema Único de Saúde.

Conforme o Edital MS/SGTES n. 1/2022 a décima edição do PET-SAÚDE tem como tema “Gestão e Assistência”. 

O Eixo da Gestão em Saúde pretende desenvolver competências e habilidades que contribuam e colaborem com a gestão das políticas de saúde; a estrutura e a organização da rede de Atenção à Saúde; a regulação em saúde e a organização da sociedade civil, em uma perspectiva generalista, humanista, crítica e reflexiva, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania.

O Eixo da Assistência à Saúde visa desenvolver competências e habilidades que possibilitem aos alunos atuar nos diversos cenários de prática, no contexto de articulação ensino-serviço, buscando o aprendizado, bem como a aquisição de competências e habilidades específicas da atividade profissional e da vivência da prática previstas na contextualização curricular. Essa atividade objetiva o desenvolvimento dos alunos para a formação e para o trabalho em conformidade com os projetos pedagógicos dos cursos, com práticas efetivas, e deve levar em conta as habilidades, as competências e os conteúdos requeridos do perfil do aluno para o futuro exercício profissional.

O Grupo Tutorial é constituído no eixo de Gestão por doze integrantes bolsistas, destes, dois serão tutores, sendo um Coordenador Tutor e o outro Tutor, professores do CES/UFCG;  (dois) profissionais com graduação na área da saúde vinculados ao serviço de saúde do SUS no papel de preceptores; e oito estudantes dos cursos de Nutrição, Enfermagem e Farmácia do CES/UFCG. O Grupo Tutorial no eixo de assistência também é constituído por doze integrantes bolsistas. Destes, dois serão tutores, sendo um Coordenador Tutor e o outro Tutor, professores do CES/UFCG;  (dois) profissionais com graduação na área da saúde de nutrição e enfermagem vinculados ao serviço de saúde do SUS no papel de preceptores essa formatação têm haver com os objetivos propostos em especial e atendem ao Edital MS/SGTES n. 1/2022 que constitui este grupo com a obrigatoriedade dos alunos de graduação corresponderem a mesma área de formação do preceptor e estarem nos dois últimos anos de curso, bem como não estarem cursando disciplinas obrigatórias de Estágio Supervisionado(ou similares) em seus cursos.

Os nossos objetivos específicos são:

1- Fortalecer a formação em saúde ampliada e humanizada de estudantes dos cursos de nutrição, farmácia e enfermagem do CES/UFCG por meio da execução de ações integradas do ensino-serviço-comunidade.

2- Promover a qualificação das ações de assistência e gestão junto aos cursos de graduação envolvidos.

3- Desenvolver práticas de gestão do trabalho, educação permanente e educação e saúde que sejam comprometidas com as demandas sociais e de saúde.

4- Participar e ocupar espaços representativos e de controle social do SUS.

5 Articular e realizar atividades que contribuam com a implementação e implantação do Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde (COAPES). 

6 Alinhar as ações e propostas do projeto PET-Saúde com as mudanças curriculares nacionais dos cursos da saúde.

7 Desenvolver ações de planejamento, avaliação e organização com os diferentes segmentos sobre a Gestão do Trabalho em Saúde, Gestão das Práticas de Educação em Saúde e Avaliação e Monitoramento em Saúde em unidades de saúde e na sede da Quarta Gerência Regional de Saúde sob o apoio das gestões municipais e estadual de saúde.

8 Atuar junto às equipes de saúde no eixo de assistência, ações referentes à Vigilância em Saúde e Promoção à Saúde, Procedimentos na Atenção Primária à Saúde em Cuité; em Nova Floresta, de Cuidados com Saúde Mental e Doenças Crônicas; bem como, temáticas que sejam transversais/correlatas.  

9 Identificar, avaliar  e monitorar os produtos da execução do projeto pelos segmentos envolvidos e a comunidade participante.

Os papeis dos componentes do PET-Saúde:

São atribuições do estudante participante do PET-Saúde: 

    1. Zelar pela manutenção do projeto e dos entes envolvidos em sua realização.
    2. Zelar pela qualidade acadêmica durante a participação no PET-Saúde, e dentro do programa; 
    3. Participar durante a sua permanência no PET-Saúde das atividades de ensino, pesquisa e extensão programadas pelo tutor e preceptor; 
    4. Trabalhar em equipe interdisciplinar, atendendo as necessidades dos cenários de práticas e buscando principalmente, a melhoria das condições de saúde dos usuários; 
    5. Publicar e/ou apresentar, em evento de natureza científica, pelo menos um trabalho acadêmico por vigência, fazendo referência à sua condição de discente do PET-Saúde nesses trabalhos. Todos os trabalhos apresentados e/ou publicados devem constar os nomes do preceptor e tutor; 
    6. Elaborar relatórios mensais das atividades realizadas pelo grupo de trabalho em que participa; 
    7. Cumprir as exigências estabelecidas no Termo de Compromisso do PET-Saúde/Interprofissionalidade; 
    8. Cumprir com as exigências estabelecidas no PET-Saúde, constantes no Edital Nº 01/2022 do Ministério da Saúde por intermédio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES). 
    9. Manter a frequência nas atividades;

Os preceptores terão função de supervisão e acompanhamento das atividades dos discentes vinculados ao PET-Saúde nos seus locais de trabalho e nos municípios de Cuité e de Nova Floresta. São atribuições do preceptor:

a)   Zelar pela qualidade da supervisão acadêmica do PET-Saúde

b)   Participar durante a sua permanência no PET-Saúde das atividades  de supervisão de ensino, pesquisa, extensão e estágio no grupo de trabalho programadas juntamente com o tutor (professor da UFCG);

c)   Trabalhar em equipe interprofissional e interdisciplinar, atendendo as necessidades dos cenários de práticas e buscando principalmente, a melhoria das condições de saúde dos usuários;

d)   Manter-se vinculado ao serviço em que é preceptor desenvolvendo um trabalho de qualidade em sua área de atuação;

e)   Supervisionar e participar da elaboração de produções científicas, juntamente com os tutores e discentes, para publicar e/ou apresentar, em evento de natureza científica, pelo menos um trabalho acadêmico por ano, fazendo referência à sua condição de preceptor do PET-Saúde nesses trabalhos;

f)     Elaborar relatórios semestrais das atividades realizadas pelo grupo de trabalho em que participa juntamente com os discentes e tutores;

g)   Contribuir com o processo de formação dos discentes da UFCG através de supervisão e acompanhamento das atividades de ensino, pesquisa, extensão e estágio;

h)   Os preceptores Bolsistas deverão ser responsáveis por recolher as assinaturas do Registro de Frequência Discente em documento próprio assinado conjuntamente com o tutor, o qual deverá ser entregue a coordenação no último dia útil de cada mês;

i) Cumprir as exigências estabelecidas no Termo de Compromisso do PET-Saúde

j)        Cumprir com as exigências estabelecidas no PET-Saúde.

 Compete ao coordenador de grupo de aprendizagem tutorial:

    1. Coordenar as atividades de planejamento, gerenciamento e monitoramento das ações, cuja responsabilidade é compartilhada com o tutor e o preceptor, e garantir a execução das propostas elaboradas e o registro das ações desenvolvidas;
    2. Orientar o planejamento das atividades do grupo de aprendizagem tutorial juntamente com os demais participantes, podendo ocupar-se de apenas um grupo;
    3. Acompanhar a frequência dos alunos por meio dos registros (diários), repassados pelos preceptores e acompanhar a frequência dos tutores e dos preceptores; e
    4. Preencher formulários e relatórios, a serem entregues ao Ministério da Saúde, quando solicitado através da Coordenação do Projeto no local.

Compete ao tutor:

    1. Orientar as vivências em serviço e a produção de conhecimento relevante na área da saúde;
    2. Praticar a supervisão docente-assistencial, exercida em campo, dos profissionais da saúde e/ou alunos do projeto como parte de sua atividade universitária, sem detrimento de outras atividades que já realiza;
    3. Realizar o registro diário da frequência e das atividades executadas, bem como o repasse das informações ao coordenador do grupo de aprendizagem tutorial, para validação mensal; e
    4. Preencher formulários e relatórios, a serem entregues ao Ministério da Saúde, quando solicitado através da Coordenação do projeto no local.
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página