Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Informes > Mais uma edição do PET-Saúde é aprovado em edital de seleção junto ao Ministério da Saúde
Início do conteúdo da página

Mais uma edição do PET-Saúde é aprovado em edital de seleção junto ao Ministério da Saúde

Publicado: Sexta, 27 de Mai de 2022, 11h27 | Última atualização em Sexta, 27 de Mai de 2022, 11h30 | Acessos: 404

Conforme Portaria GAB/SGTES n.04, de 26 de maio de 2022  o programa PET-Saúde proposto pelo Centro de Educação e Saúde, em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde de Nova Floresta e Cuité, junto a Quarta Gerência Regional de Saúde (sede Cuité) foi aprovado! 

A proposta aceita tem o título  Integração, ensino, serviço e comunidade no Curimataú Paraibano!

Desta forma, teremos mais uma edição do Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde e a edição desse ano tem o tema GESTÃO E ASSISTÊNCIA.

Esta será a seguda edição realizada entre esses parceiros institucionais na região em atividades ligadas a pesquisa, ensino e extensão nos municipios de Cuité e Nova Floresta na Paraíba.

Serão selecionados alunos dos cursos de graduação em nutrição, enfermagem e farmácia, além de preceptores (profissionais ligados so Sistema Único de Saúde junto aos serviços de saúde) e tutores(professores de graduação).

Com a finalidade de aprimorar o processo de promoção da integração entre ensino - serviço e comunidade como parte da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS), o Ministério da Saúde (MS), por meio da sua Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), lança, em 2022, a 10ª edição do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde). Com o tema “Gestão em Saúde e Assistência à Saúde”, o edital ofertará bolsas para os docentes, os profissionais de saúde e os estudantes de graduação, com o objetivo de estimular práticas de ensino-aprendizagem na realidade do trabalho em saúde, de acordo com as necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). 

A 10ª edição contemplará ações que se proponham a desenvolver:

a) Ações de educação pelo trabalho para a saúde visando ao fortalecimento do processo de integração ensino-serviço-comunidade de forma articulada entre o Sistema Único de Saúde (SUS) e as Instituições de Ensino Superior (IES), a fim de promover a preparação de futuros profissionais da saúde para atuação colaborativa em eixos vinculados à gestão em saúde e assistência à saúde;

b) Ações de gestão e de assistência, em todos os níveis de Atenção à Saúde, contemplando a integração entre eles para qualificação dos profissionais e obtenção de respostas mais efetivas. O foco das ações deverá dar-se em iniciativas que possam promover estratégias de formação em saúde e que sejam capazes de desenvolver práticas profissionais para atuação no trabalho em equipe, com ênfase em ações de educação em saúde direcionadas para os atuais contextos e para as necessidades do SUS; e

c) Mudanças curriculares alinhadas às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para todos os cursos de graduação na área da saúde reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), considerando-se aspectos para a qualificação de recursos humanos em saúde diante das necessidades atuais, com ênfase no processo de integração ensino-serviço-comunidade, com estratégias alinhadas à integração entre alunos, profissionais e comunidades para aperfeiçoamento da gestão em saúde e assistência à saúde.

Para saber mais sobre esta edição:  https://www.gov.br/saude/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/pet-saude/10a-edicao-gestao-e-assistencia

 

Cronograma de Prazos e Atividades: A vigência do programa será de um ano. O calendário e as demais atividades serão divilgados  oficialmente por este site (http://www.petsaude.ces.ufcg.edu.br/portal/)

 

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página