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Acesse ao E-Book "Práticas colaborativas & Experiências interprofissionais na formação e no trabalho em saúde" (Retificação)partir do dia 25/03/2021

Publicado: Quinta, 25 de Março de 2021, 16h22 | Última atualização em Sexta, 01 de Julho de 2022, 09h54 | Acessos: 394
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Este livro, “Práticas colaborativas & Experiências interprofissionais na formaçãoe no trabalho em saúde”, trata-se de dezessete experiências que resgatam e registram ações e reflexões de estudantes, professores universitários, profissionais, gestores e técnicos da área da saúde, envolvidos direta ou indiretamente como Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), com o temaInterprofissionalidade, realizados nas cidades de Cuité, Nova Floresta e Campina Grande, no Estado da Paraíba, entre abril de 2019 a abril de 2021.

 

A organização deste livro competiu ao projeto coordenado pela UniversidadeFederal de Campina Grande (UFCG) pelo Centro de Educação e Saúde (CES), no Campus de Cuité, que realizou o projeto em parceria com as Secretarias de Saúdedos municípios de Cuité e de Nova Floresta, na Paraíba, e a 4 º Gerência Regional de Saúde da Secretaria Estadual de Saúde da Paraíba.

Em parceria com os PET Saúde,coordenados pelo Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (UFCG-Campusde Campina Grande), bem como pelo Centro de Ciências Biológicas e da Saúdeda Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Essa trajetória dos PET-Saúde nessas cidades e a parceria entre os projetos, além do registro sistematizado dos objetivos, das ações e das reflexões dessa strês instituições de ensino diante do histórico deste Programa é apresentado no capítulo 1 “Experiências dos PET-Saúde Interprofissionalidade em Campina Grande e Cuité na Paraíba: reflexões para a formação em saúde”. Os autores foram coordenadores e tutores dos projetos na UFCG e na UEPB, bem como assessores técnicos envolvidos com o acompanhamento e monitoramento do programa no país pelo Ministério da Saúde e pela Organização Pan-americana de Saúde.

capítulo 2, intitulado “Práticas Integrativas e Complementares Grupais e a Educação Popular na Formação Interprofissional em Saúde”, relata a experiênciade formação em PIC’s e Metodologias Participativas realizadas no PET-Saúde/Interprofissionalidade da UFCG/Campina Grande, como estratégia de cuidado eatenção integral à saúde na atenção básica, bem como as possibilidades de diálogo com a educação popular.

terceiro capítulo “A Educação Interprofissional e os desafios da formaçãoe da prática: reflexões a partir do PET-Saúde Interprofissionalidade” resgata, apartir de uma atividade proposta no Curso de Atualização Docente e Educação Interprofissional em Saúde, as reflexões de um grupo focal com integrantes doPET-Saúde sobre as concepções dos participantes dos aspectos centrais da definição de Educação Interprofissional, dos desafios e distanciamentos a essa prática. Esses três capítulos apresentam os Projetos PET-Saúde de forma ampla e, ainda, dialogam com outros autores sobre a formação interprofissional.

Os capítulos seguintes estão no espaço Relatos de Experiências, que trazem vivências e ações seguintes estão no espaço Relatos de Experiências, que trazem vivências e ações em serviços específicos.

capítulo 4, “Comissão Permanente de Integração Ensino-Serviço (CIES) e aarticulação com PET Saúde Interprofissionalidade: um relato de experiência macrorregional na Paraíba”, traz um regaste inédito desta comissão e apresenta a organização da regionalização de saúde até localizar a II Macrorregião de Saúde. A importância desse espaço de diálogo e de construção interinstitucional são traçados a partir da experiência de aproximação entre as instituições parceiras do PET-Saúde. O diagnóstico situacional e a territorialização são os elementos norteadores para o planejamento, para a caracterização e organização em saúde nos serviços e para as ações dos Grupos Tutoriais (GT) realizados pelos integrantes do PET Saúde e pelo Grupo de Pesquisa e Trabalho Interprofissional (GPTI).

Os capítulos 5, 6, 7 e 8 tratam dos seguintes conteúdos, respectivamente: a caracterização darede de saúde do município de Cuité; desafios e potencialidades da realização de diagnóstico situacionais em unidades básicas de saúde em Campina Grande; percurso dos integrantes do PET-Saúde, por meio da territorialização de Unidadede Saúde da Família e dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) com adultos einfanto-juvenil em Cuité; e da caracterização de uma unidade de saúde em Nova Floresta através de análise documental e pesquisa quantitativa.

capítulo nove, intitulado “Promoção da Saúde mental em tempos de COVID-19: vivências do PET-Saúde Interprofissionalidade”, relata as atividades desenvolvidas por um Grupo Tutorial em Cuité antes e durante a pandemia da COVID-19.

Da mesma forma, os capítulos subsequentes trazem temas importantes ao descrevemsuas ações com temas cruciais à saúde coletiva, como no capítulo dez: “EducaçãoPopular em Saúde, no contexto do PET-Saúde Interprofissionalidade: a saúde começacom um sorriso”, que traz reflexões de estudantes, profissionais e tutores.

onze, “Prevenção e combate ao aedes aegypti no CAPS-II da cidade de Cuité,Paraíba”, que trata da experiência de educação e promoção da saúde com reposicionamentodos usuários do CAPS na prevenção à dengue na cidade de Cuité.Na sequência, o capítulo doze trata das Práticas Integrativas e Complementaresrealizadas em uma Unidade de Saúde da Estratégia Saúde da Família em NovaFloresta. Este trabalho, “Práticas integrativas no PET SAÚDE: relato de experiênciaa partir da interprofissionalidade”, é um relato de experiência com a hipnoterapiae a reflexão podal feita por estudantes e tutores com profissionais de saúde ecomunidade em diferentes ações e dentro do serviço de saúde.

Os capítulos treze e quatorze, “Formação Acadêmica e Educação permanenteOs capítulos treze e quatorze, “Formação Acadêmica e Educação permanenteà luz da Interprofissionalidade: um relato de experiência” e “O processo de trabalhonas equipes da Atenção Básica: a interprofissionalidade em foco nas açõesde educação em saúde” trazem dois relatos de experiência em Campina Grande,por diferentes Grupos Tutoriais, mas que se complementam por analisarem adimensão da formação da prática profissional.

O capítulo treze, por sua vez, traz com muita sensibilidade poemas produzidos por cada segmento envolvido no PET-Saúde com muita sensibilidade poemas produzidos por cada segmento envolvido no PET-Saúde para analisar as contribuições da experiência interprofissional.

capítulo quartorze, por seu turno, realiza um estudo qualitativo-descritivo para identificara interprofissionalidade no processo de trabalho das equipes de Saúde da Família, através do relato de ações de Educação em Saúde realizadas na Atenção Básicade Campina Grande, Paraíba.

O texto quinze, “Uma experiência de vida e formação: as Vivências Rurais, Estágio Supervisionado e o PET – Saúde Interprofissionalidade”, relata a experiência do projeto na cidade de Cuité, em parceria com Estágio Supervisionado em Saúde Coletiva, do curso de Nutrição, localizado na área rural e com atividades programadas em Unidade de Saúde, em escola e creche, em que todos os estudantes, independentemente do Grupo Tutorial, poderiam participar de ações de educaçãoem saúde, promoção e prevenção de doenças.

Finalizando o livro, deparamo-nos com dois trabalhos que descrevem a inovação e a versatilidade dos projetos com o uso das Tecnologias da Comunicaçãoe da Informação mediante o desafio instaurado com o Coronavírus (COVID-19) e a suspensão de atividade acadêmicas dentro dos serviços. As tecnologias mais diversas se tornaram estratégias para realizar as atividades junto à comunidade, manter os objetivos iniciais do PET-Saúde ligados à Educação Interprofissional e ao trabalho colaborativo.

O capítulo dezesseis traz a experiência com o PET-Saúdeem campina Grande e, o dezessete, de Cuité e Nova Floresta. Esperamos que o leitor encontre, em nossos capítulos, um convite ao diálogo e à reflexão.

Para ter acesso entre:   http://www.petsaude.ces.ufcg.edu.br/portal/index.php/e-book     

O E-book teve uma retificação no título do Capitulo 14 e na revisão do nome do autor do Capítulo 1. E a alteração do curso de graduação na lista de autores. Desta forma, a partir do dia 25.03.2021 o documento disponibilizado contém essas alterações.

 

Gracielle Malheiro

Profa. do Curso  de Nutrição

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