PET-Saúde na escola em Nova Floresta na Paraíba
Diante dos quadros graves de violência escolar vivenciados em território nacional, é essencial discutir e identificar possíveis fatores desencadeadores destas agressões.
O termo bullying - palavra de origem inglesa - ainda não tem tradução em português, mas representa uma forma de violência repetitiva e intencional capaz de desencadear traumas psicológicos, efeitos negativos na saúde física e retardo cognitivo (SILVA, et al. 2019).
Conforme Lei 13.185 de 2015, que criou o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (bullying) e propõe entre outras coisas, ação de combate ao bullying. O PET-Saúde - em colaboração com a rede escolar de Nova Floresta - iniciou a discussão sobre o tema, com música, merenda, confecção e distribuição de "emotions" que deveriam representar o sentimento dos alunos, diante de situações hipotéticas descritas pelos coordenadores da ação, e assim, de forma leve, iniciar um processo de identificação de possíveis vítimas de violência escolar.
Imagens com autorização.
Fonte: DA SILVA, Gilson Pequeno et al. Bullying e violência no ambiente escolar: uma revisão de literatura no período de 2015-2019. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 11, n. 13, p. e860-e860, 2019.
Redes Sociais