Ações de alimentação, nutrição e saúde em Cuité são desenvolvidas via PROTEJA: Estratégia Nacional para Prevenção e Atenção à Obesidade infantil
PROTEJA
Estratégia Nacional para Prevenção e Atenção à Obesidade infantil
As equipes de saúde da Atenção Básica, a Comissão de Trabalho Intersetorial por meio da Prefeitura Municipal de Cuité em parceria com a Universidade Federal de Campina Grande - Campus Cuité e o Grupo de Pesquisa e Trabalho Interprofissionaol (GPTI), as secretarias municipais de Saúde, Educação e de Assistência Social tem desde do final de 2021 com adesão ao PROTEJA focado no desenvolvimento , acompanhamento e monitoramento de ações de Alimentação, Nutrição & Saúde junto a diferentes públicos.
A supervisão destas ações é feito pelas nutricionistas vinculadas a serviços públicos de saúde do município de Cuité.
Entre as ações estão realizando diversas atividades relacionadas ao diagnóstico, monitoramento e intervenções assistenciais relacionadas a avaliação antropométrica, dos marcadores de consumo e ações de qualificação dos programas de alimentação e nutrição, como a Política Nacional de Alimentação e Nutrição na atenção básica nas unidades de saúde, políticas assistenciais ligadas ao programas de distribuição de renda e no Programa Nacional de Alimentação do Escolar junto as unidades escolares e gestores. Acompanhe algumas outras ações:
- Em todas as escolas do município, dentre elas avaliações antropométricas e ficha de consumo alimentar referentes ao projeto PROTEJA. Esses dados estão sendo avaliados como projeto de pesquisa ajudando a qualificar o diagnóstico junto aos serviços, pois, são identificadas as crianças/adolescentes com déficit ou excesso de ganho de peso ou de crescimento. Esse mapeamento gera informações que auxiliam ao encaminhamento para atendimento individual e no mapeamento das demandas para os territórios de saúde. Os dados também auxliam a alimentação da base de dados do Sistema Nacional de Vigilância Alimentar e Nutricional dando chance para os gestores públicos fortalecerem as informações do estado antropométrico e do consumo, bem como antendimento, a pessoas com excesso de peso corporal.
- O PROTEJA tem o intuito de melhorar o estado nutricional da população, enfatizando as crianças do município. O projeto conta com três indicadores básicos:
* Número de crianças com estado nutricional (peso e altura avaliado);
* Número de crianças com práticas alimentares (marcadores de consumo alimentar avaliadas);
* Número de atendimentos individuais para problema ou condição avaliada obesidade em crianças. - Em 2022 esses indicadores foram cumpridos no sentido de terem melhorado o registro desses dados, durante 2023 houveram mais atividades sendo realizadas e os parceiros foram importantes. O Curso de Nutrição e todos os demais cursos de saúde com estágios, projetos de extensão e pesquisa, o Grupo de Pesquisa e Trabalho Interprofissional (GPTI), sem esquecer do Programa de Educação e Trabalho para Saúde (PET-Saúde) auxiliaram a fortalecer ações de alimentação e saúde na rede pública de saúde, educação e assistência. Sendo um diferencial essa articulação interinstitucional com fins formativos a comunidade universitária e de efetivação do compromisso e alinhamento com a melhora da saúde da população.
- O curso de nutrição em parceria tem realizado atendimento individuais com atividades das disciplinas práticas e estágios em quase todas as unidades de saúde de forma a atender a diferentes faixas etárias da população. A Universidade Federal de Campina Grande e o Centro de Educação e Saúde tem fortalecido junto aos gestores. Existe um aumento dos problemas e da demanda desse tipo de ação junto a população cresce, vejamos que o escopo de muitas questões de saúde tem envolvidas a alimentação, os ambientes alimentares e as práticas sociais.
- As ações nas escolas contam com as ações de Educação Nutricional e Alimentar (EAN) ligadas ao Programa Saúde na Escola o PROTEJA fortalece a importância do tema dentro dos ambientes escolares. Com a produção de hortas nas escolas e em serviços de saúde.
- São realizadas outras atividades de EAN/PSE e da coordenação do PNAE em serviços de saúde.
- Conheça um pouco das ações:
Redes Sociais