Acesse o E-book das experiências do PET-Saúde realizados em 2022 e 2023
Resumo:
Esse trabalho é fruto de muitas experiências e um esforço em tentar sistematizar o que foi a segunda aprovação e realização do Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET-Saúde) envolvendo a articulação entre o Centro de Educação e Saúde, da Universidade Federal de Campina Grande, campus de Cuité, as Secretaria Municipais de Saúde de Cuité e de Nova Floresta e a IV Gerência Regional de Saúde da Secretaria Estadual de Saúde da Paraíba. As localidades e as instituições parceiras norteiaram-se pelo edital MS/SGTES n. 01/2022 de seleção para o PET-Saúde, sendo a décima edição a nível nacional.
Apresentação
Esse trabalho é fruto de muitas experiências e um esforço em tentar sistematizar o que foi a segunda aprovação e realização do Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET-Saúde) envolvendo a articulação entre o Centro de Educação e Saúde, da Universidade Federal de Campina Grande, campus de Cuité, as Secretaria Municipais de Saúde de Cuité e de Nova Floresta e a IV Gerência Regional de Saúde da Secretaria Estadual de Saúde da Paraíba. As localidades e as instituições parceiras norteiaram-se pelo edital MS/SGTES n. 01/2022 de seleção para o PET-Saúde, sendo a décima edição a nível nacional.
Cada PET-Saúde tem temas diferentes, aqui estão reunidos os trabalhos desenvolvidos entre junho de 2022 a julho de 2023 na edição Gestão e Assistência, sendo a primeira vez que o programa teve uma vigência de dose meses.
Essa experiência singular realizada no Curimataú Paraibano trouxe como proposta de projeto o reconhecimento dos processos de formação em saúde a partir do Sistema Único de Saúde, da experiência cotidiana como elemento organizador e formador por meio da imersão nos territórios de saúde, respeito as demandas sociais e de saúde da população, bem como, norteiou-se pelo fortalecimento do processo de trabalho das equipes.
Com intuito de que estudantes, profissionais de saúde (preceptores), tutores (docentes da instituição de ensino) integrassem-se entre eles, com as comunidades e todos os profissionais de saúde visando mudanças na formação em saúde, nas práticas profissionais e no cuidado em saúde à população.
Estas experiências são potentes mas também desafiadoras em diferentes ordens. Em suas mãos estão algumas reflexões e relatos desse trabalho, esperamos que sua leitura seja proveitosa.
O trabalho foi organizado em capítulos conforme a ordem alfabética a partir dos títulos.
No capítulo 1, intitulado “A experiência do PET-Saúde na atuação com o apoio institucional e regional da 4ª Gerência Regional de Saúde” foram sistematizados as experiências vivenciadas pelos discentes, coordenador e tutor na 4ª Gerência Regional de Saúde (GRS) dentro da importante função do Apoio Institucional na agenda de uma Gerência de Saúde na regionalização em saúde, na organização da rede e na mobilização dos doze municípios inseridos no Curimataú Paraibano. Esse apoio junto ao PET-Saúde expressa o fortalecimento do papel de ambos no fortalecimento do Sistema Único de Saúde, da Educação Permanente em Saúde e da Gestão em Saúde. Essa proposta foi a única na Paraíba de PET-Saúde que articula-se a nível estadual, focando no apoio institucional e no papel indutor do PET-Saúde.
O Capítulo 2 traz “A importância do trabalho em equipe interdisciplinar para o planejamento em saúde na Estratégia Saúde da Família: um relato de experiência”. Neste trabalho o foco foi tartar do trabalho interdisciplinar em saúde no desenvolvimento de ações, visando à promoção da saúde, a prevenção de doenças e a assistência ao indivíduo, família e comunidade.
O Capítulo 3 versa sobre “A visita domiciliar como estratégia de fortalecimento de cuidado no SUS”. O objetivo deste relato foram as experiências vivenciadas pelos estudantes e discentes do PET-Saúde, nesta grande ferramenta do cuidado que tanto organiza e constitui as ações das equipes de saúde. A experiência contou com trabalhadores de saúde da Estratégia Saúde da Família (ESF) e do Núcleo de Apoio à saúde da Família (NASF), no município de Nova Floresta, na Paraíba. Esse reconhecimento do trabalho integrado entre PET-Saúde, equipe de saúde das unidades de saúde e equipe multiprofissional trata dos desafios as práticas de cuidado em modelos de atenção em saúde no SUS.
No Capítulo 4 relata a “Distribuição de cadernetas da saúde do idoso em ação na estratégia de saúde da família: relato de experiência”. Esse trabalho resgata, o trabalho com os indicadores de saúde com proposta desenvolvidas junto a comunidade idosa que ajudou na construção de vínculo entre as equipes da UBS, NASF e PET-Saúde com a população.
O Capítulo 5 “Educação permanente em saúde na 4ª Gerência Regional de Saúde da Paraíba: relato de experiência à luz de integrantes do programa PET– Saúde”, traz reflexões sobre o processo de ensino e aprendizagem, contribuindo para formação de profissionais com pensamento e atuação crítica da formação em/para saúde.
Os Capítulos 6 e 7, respectivamente são intitulados de: “Estratégia de educação em saúde para gestantes: um relato de experiência” e as “Estratégias de educação em saúde para conscientização sobre a importância das vacinas”. Este trabalho foi desenvolvido para tratar das experiencias de educação em saúde desenvolvidas no município de Nova Floresta em unidade de saúde localizado em área urbana.
O Capítulo 8, “Experiência de busca ativa de mulheres e adesão para o exame citopatológico em uma unidade de saúde da família no Curimataú Paraibano” é um relato de experiência, sobre a prevenção e diagnóstico oportuno de lesões precursoras para o câncer do colo de útero, na área adscrita da Unidade Básica de Saúde Dr. Diomedes Lucas de Carvalho em Cuité, na Paraíba.
No Capítulo 9 em a “Formação de Grupos Itinerantes de Educação e Cuidado em Saúde para pessoas com Hipertensão e Diabetes Mellitus na Estratégia Saúde da Família: um relato de experiência” sistematiza as experiências vivenciadas pelo Grupo Tutorial na implementação de novas estratégias de cuidado e de monitoramento de pessoas com hipertensão e diabetes da comunidade da Unidade Básica de Saúde Raimunda Domingos de Moura, em Cuité, na Paraíba.
O Capítulo 10 com título “Mães que amamentam: um relato de experiência sobre aleitamento materno da Atenção Básica” os integrantes do PET-Saúde referem-se a como uma atividade temática como o Agosto Dourado foi disparador de ações de saúde de um tema sensível e desafiador para a mãe e para equipe de saúde. As ações aconteceram na Unidade de Saúde do Diomedes em Cuité, na Paraíba.
O Capítulo 11, “Novembro Azul: a interface da Atenção Básica e a Saúde do Homem” versa sobre as ações de educação em saúde realizados em horários diferenciados para atender e qualificar a atenção e o cuidado a população masculina e as suas famílias.
No relato de experiência “Outubro Rosa- autocuidado e exames voltados à saúde das mulheres: um relato de experiência”, é o Capítulo 12, nele também apresenta-se um trabalho em que uma ação temática da agenda nacional de saúde permite organizar e constituir-se como elemento de cuidado a comunidade
O Capítulo 13 “Planejamento Familiar: um relato de experiência multiprofissional” objetivou junto a equipe da UBS Raimunda Domingos de Moura do município de Cuité, Paraíba, nos meses de agosto a dezembro de 2022, o desenvolvimento de ações de planejamento familiar com vistas a qualificação das ações de promoção da saúde, a prevenção de doenças e de assistência ao indivíduo, família e comunidade.
O Capítulo 14, “Relato de experiência sobre rastreamento de Saúde Mental no território de uma Unidade Básica de Saúde do Curimataú Paraibano” visou descrever a experiência de rastreamento em saúde mental, realizado no território adscrito de Unidade Básica de Saúde em Cuité, na Paraíba. Os dados foram coletados de setembro de 2022 a fevereiro 2023 por meio de questionário estruturado e adaptado para o país, denominado de Self Report Questionnaire 20. As entrevistas ocorreram durante as visitas domiciliares dos integrantes do PET-Saúde juntamente com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS).
Os Capítulo 15 e 16 encerram essa publicação com duas experiências de gestão em saúde em que o PET-Saúde esteve inserido na IV Gerência Regional de Saúde. Os capítulos são na sequência o “Relato de experiências vivenciadas por integrantes do PET – Saúde no contexto de Educação Permanente em Saúde (EPS) na 4ª Gerência Regional de Saúde da Paraíba” e “Sala De Imunização: o dia a dia para o alcance da Cobertura Vacinal”. O penúltimo capítulo, aprendizados do cotidiano, destacam-se nos encontros, reuniões, rodas de conversas com diversos profissionais e segmentos da saúde, reuniões de suporte, apoio à vigilância sanitária dos municípios e Grupo de Estudo (GE) que compõem as ações de gestão em saúde, apoio institucional na gerência. Neste último, são apresentadas as experiências na logística das campanhas vacinais, da análise e dos desafios para atingir metas nas cidades da regional de saúde.
Esperamos que seja um trabalho que possa contribuir com todos os interessados com as ações do Sistema Único de Saúde.
Com grande estima aos leitores.
AbraSUS!
Atenciosamente, toda equipe PET-Saúde e seus parceiros.
Organizadores:
Ana Cristina Silveira Martins
Andrezza Duarte Farias
Bruna Braga Dantas
Deborah Dornellas Ramos
Egberto Santos Carmo
Francinalva Dantas de Medeiros
Gigliola Marcos Bernardo de Lima
Gracielle Malheiro dos Santos
Heloisy Alves de Medeiros Leano
Luana Carla Santana Ribeiro
Raphaela Veloso Rodrigues Dantas
Editora: Agron Food Academy
Cidade de publicação: Jardim do seridó – RN
DOI:https://doi.org/10.53934/9786599965838
ISBN: 978-65-999658-3-8
Data de publicação: 16/07/2023
Redes Sociais